Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



2ºDoutrina da Escatologia

por Pr.Pina, em 18.08.20

ESCATOLOGIA .50

XII.

E um lugar de consciência ativa e ação racional. Lc.16.19-31.

Segundo Jesus descreveu esse lugar, o rico e Lázaro participam de uma conversação no Sheol-Hades, estando apenas em lados diferentes.

O apóstolo Paulo descreve-o, no que tange aos salvos, como um lugar de comunhão com o Senhor.

II.Co.5.6-9.Estamos sempre muito animados, pois sabemos que, enquanto vivemos neste corpo, estamos longe do lar do Senhor.7 Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. 8 Estamos muito animados e gostaríamos de deixar de viver neste corpo para irmos viver com o Senhor. 9 Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor.

Fp.1:23. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

A Bíblia denomina-o como um lugar de consolação, seio de Abraão ou Paraíso.

Lc.16:22-25. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

II.Co.12:2-4. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos, se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe. Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

Se fosse um lugar neutro para as almas e espíritos dos mortos, não

haveria razão para Jesus identificá-lo com os nomes que deu.

Da mesma forma, o lugar de tormento não teria razão de ser, se não houvesse consciência naquele lugar.

Rejeita-se segundo a Bíblia, a teoria de que o Sheol-Hades é um lugar de repouso inconsciente.

A Bíblia fala dos crentes falecidos como os que dormem no Senhor.

I.Co.15:6. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.

I.Ts.4:13. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

 E isto não refere-se a uma forma de dormir inconsciente, mas de repouso, de descanso.

 As atividades existentes no Sheol-Hades não implicam que os mortos possam sair daquele lugar.

Mas que estão retidos até a ressurreição de seus corpos para apresentarem-se perante o Senhor. Lc.16:19-31.

Lc.23:43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

At.7:59. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

O Sheol-Hades, antes e depois do Calvário.

Antes do Calvário.

O Sheol-Hades dividia-se em três partes distintas.

Para entender essa habitação provisória dos mortos, podemos ilustrá-lo por um círculo dividido em três partes.

A primeira parte é o lugar dos justos, chamada Paraíso, seio de

Abraão, lugar de consolo.

Lc.16:22. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

Lc.16:25. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

Lc.23.43. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

A segunda é a parte dos ímpios, denominado lugar de tormento.

Lc.16:23. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

A terceira fica entre a dos justos e a dos ímpios, e é identificada como lugar de trevas, lugar de prisões eternas, abismo.

Lc.16:26. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

II.Pd.2:4. Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.

Jd.1:6. E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.

Nessa terceira parte foi aprisionada uma classe de anjos caídos, a qual não sai desse abismo, senão quando Deus permitir nos dias da Grande Tribulação.

Ap.9:1-12. E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra.E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o selo de Deus.E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.

E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões.E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.

E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom.Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.

Não há qualquer possibilidade de contato com esses espíritos caídos; habitantes do Poço do Abismo.

ESCATOLOGIA .51

XIII.

Depois do Calvário.

Houve uma mudança dentro do mundo das almas e espíritos dos mortos após o evento do Calvário.

Quando Cristo enfrentou a morte e a sepultura, e as venceu, efetuou uma mudança radical no Sheol-Hades.

Ef.4:9-10. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

 Ap.1:17-18. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último. E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

A parte do Paraíso foi trasladada para o terceiro céu, na presença de Deus.

II.Co.12:2-4. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos, se no corpo, não sei se fora do corpo, não sei; Deus o sabe, foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem, se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe.Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

Separando-se completamente das partes inferiores onde continuam os ímpios mortos.

Somente, os justos gozam dessa mudança em esperança pelo dia final quando esse estado temporário se acabará, e viverão para sempre com o Senhor, num corpo espiritual ressurreto.

Essa doutrina bíblica fortalece a nossa fé ao dar-nos segurança acerca dos mortos em Cristo, e é a garantia de que a vida humana tem um propósito elevado, além de renovar a nossa esperança de estar para sempre com o Senhor.

A maioria dos israelitas, porém, olhava para a vida com uma atitude positiva.

Sl.128:5-6.O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

O suicídio era extremamente raro, e uma vida longa era considerada bênção de Deus.

Sl.91:16. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.

A morte trazia tristeza, usualmente expressada com lamentações em voz alta e com luto profundo.

Mt.9:23. E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço.

Lc.8:52. Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela.Não chorem", disse Jesus. Ela não está morta, mas dorme.

Os costumes israelitas de sepultamento eram diferentes daqueles praticados pelos povos em derredor.

Os túmulos dos faraós ficavam repletos de móveis e de muitos outros objetos visando proporcionar-lhes o mesmo nível de vida no além.

Os cananitas colocavam uma lâmpada, um vasilhame de óleo e um vaso de alimentos no esquife de cada pessoa sepultada.

Os israelitas agiam doutra forma.

O corpo, envolvido em pano de linho, usualmente ungido com especiarias, era simplesmente deitado num túmulo ou enterrado numa cova.

Isso não significava, porém, que não acreditassem na vida no além.

Falavam da ida do espírito a um lugar que, em hebraico, era chamado Sheol ou às vezes, mencionavam à presença de Deus.

Várias religiões orientais, por causa do seu conceito cíclico da História, ensinam a reencarnação.

Na morte, a pessoa recebe uma nova identidade, e nasce noutra vida como animal, um ser humano, ou até mesmo um deus.

Sustentam que as ações da pessoa geram uma força, karma, que exige a transmigração das almas e determina o destino da pessoa na próxima existência.

ESCATOLOGIA .52

XIV.

A Bíblia deixa claro que agora é o dia da salvação.

II.Co.6:2. Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.

Não podemos salvar-nos mediante as nossas boas obras.

Deus tem providenciado por meio de Jesus Cristo a salvação total que expia os nossos pecados, e cancela a nossa culpa.

Não precisamos doutra vida para cuidar dos pecados e enganos desta vida, ou de quaisquer supostas existências anteriores.

Hb.9:27-28. E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

A palavra Paraíso é de origem persa e significa uma espécie de jardim, usada simbolicamente quanto ao lugar dos justos mortos.

No Paraíso, Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento dos ímpios, havendo entre eles um abismo intransponível. Lc.16:18-31.

Ele anunciou a Sua vitória aos espíritos ali retidos.

Depois de Sua morte Jesus esteve três dias e três noites no coração da terra.

Mt.12.40. Pois, como Jonas esteve três dias e três noites o ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

At.2:27. Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.

Ez.31:15-17. Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as muitas águas; e cobri o Líbano de preto por causa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram. Ao som da sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno, com os que descem à cova; e todas as árvores do Éden, a flor e o melhor do Líbano, todas as árvores que bebem águas, se consolavam nas partes mais baixas da terra.Também estes com ele descerão ao inferno a juntar-se aos que foram traspassados à espada, sim, aos que foram seu braço, e que habitavam à sombra no meio dos gentios.

Paulo descreve esse lugar como as regiões inferiores da terra.

Ef.4:9. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

Portanto, concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava no coração da terra.

Nesta descida ao Hades, Cristo efectuou uma grande e permanente mudança na região dos salvos, isto é, nas condições dos justos mortos.

É o que significa a expressão de Pedro, que Cristo pregou aos espíritos em prisão.

A palavra usada no original implica em anunciar, comunicar; não

pregar, como se entende em homilética.

I.Pd.3:18-20. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito. No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão. Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito, almas se salvaram pela água.

Ressurreição. Glorificação.

Deus não deixará nosso corpo morto na sepultura para sempre.

Cristo nos redimiu, nosso espírito e alma, como pessoas completas, e isso inclui a redenção de nosso corpo.

A obra redentora de Cristo será completa quando nosso corpo for liberto dos efeitos da queda, e trazido ao estado de perfeição para o qual Deus o criou.

A redenção de nosso corpo ocorrerá somente quando Cristo voltar e nos ressuscitar dentre os mortos.

Rm.8:23-24. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

ESCATOLOGIA .53

XV.

A primeira ressurreição.

Divide-se em três fases distintas.

A primeira fase.

À ressurreição de Cristo e de muitos santos do A.T, identificados como as primícias dos mortos.

I.Coritios.15:20 Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.

Mateus.27:52-53 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; 53 E aindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos.

Jesus e aqueles ressurretos são o primeiro molho de trigo colhido

Levitico.23:10-12 Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei-de dar, e segardes a sua sega, então, trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; 11 e ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; ao seguinte dia do sábado, o moverá o sacerdote. 12 E, no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem mancha, de um ano, em holocausto ao Senhor.

I.Corintios.15:23. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Jesus foi o grão de trigo que caiu na terra, morreu, e produziu muito fruto

João.12:24. Na verdade, na verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

A segunda fase.

Refere-se à ressurreição dos mortos em Cristo na era neotestamentária, a qual se efetuará na volta do Senhor Jesus sobre as nuvens.

I.Corintios.15:51-52. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

I.Tessalonissences.4:16 Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro.17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor.

O estágio da redenção em que recebemos o nosso corpo ressuscitado é chamado de glorificação.

Referindo-se àquele dia futuro, Paulo diz que participaremos da glória de Cristo.

Romanos..8:17. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

Paulo traça passos da redenção, último que menciona é a glorificação, ressurreição:

Romanos.8:30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

A glorificação é o passo final da redenção.

Ela acontecerá quando Cristo voltar e ressuscitar dentre os mortos os corpos de todos os crentes.

Morreram em todas as épocas e reunir, espírito, alma e corpo dando assim todos e ao mesmo tempo um corpo ressuscitado perfeito igual ao seu.

Profecia bíblica para a glorificação, ressurreição.

A passagem mais importante do N.T. para a glorificação ou ressurreição do corpo. I.Co.15:12-58.

I.Corintios.15:22-23. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23 Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.

Paulo explica que o espírito e alma dos que morreram e foram estar com Cristo voltará e se unirá ao corpo naquele dia:

I.Tessalonissences.4:14 Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.

Com que se assemelhará o corpo ressuscitado?

I.João.3-2-3.Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.

ESCATOLOGIA .54

XVI.

Assim será a ressurreição dos mortos.

I.Co.15:42-44 Pois será assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal; mas, quando for ressuscitado, será imortal. 43 Quando ele é sepultado, é feio e fraco; mas, quando for ressuscitado, será bonito e forte. 44 Quando é sepultado, é um corpo material; mas, quando for ressuscitado, será um corpo espiritual. É claro que, se existe um corpo material, então tem de haver também um corpo espiritual.

I.Co.15:49 Assim como somos parecidos com o homem feito do pó da terra, assim também seremos parecidos com o Homem do céu.

Nosso corpo ressuscitado será imperecível.

Significa que não se desgastará nem envelhecerá, nem mesmo estará sujeito a qualquer espécie de doença ou enfermidade.

Será sadio e forte para sempre.

O processo gradual de envelhecimento é parte pelo qual nosso corpo está agora.

O corpo ressuscitado não Tem sinal de envelhecimento, não haverá qualquer evidência de doença ou dano, pois todos se tornarão perfeitos.

Nosso corpo ressuscitado evidenciará o cumprimento da sabedoria perfeita de Deus em nos criar como seres humanos.

São a coroa da sua criação e portadores da sua imagem e semelhança.

Nosso corpo será ressuscitado, em glória, há uma insinuação da beleza ou da atração que nosso corpo exercerá.

Fp.3:21 Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique semelhante ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.

Nosso corpo será ressuscitado em poder

I.Co.15:43. Quando ele é sepultado, é feio e fraco; mas, quando for

ressuscitado, será bonito e forte.

Nosso corpo ressuscitado será livre das doenças, envelhecimento, mas receberá plenitude de força e poder.

Não como o de Deus, mas ele terá mesmo assim a força e o poder, de maneira completa e plena.

Portanto, ele terá força suficiente para fazer tudo o que desejarmos e que estiver de conformidade com a vontade de Deus.

A terceira fase da primeira ressurreição.

Refere-se àqueles mortos no período da Grande Tribulação, os quais são chamados de mártires da Grande Tribulação.

Refere-se ao restolho da ceifa, isto é, as respigas da colheita.

Ap.6:9-11. E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 E a cada um foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram.

Ap.7.9-17. Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 10 e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e aoCordeiro.11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seu rosto e adoraram a Deus, 12 dizendo: Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém! 13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? 14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles, 17.porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima, fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima.

Ap.14:1-5. E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas e como a voz de um grande trovão; e uma voz de harpistas, que tocavam com a sua harpa. 3 E cantavam um como cântico novo diante do trono e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres, porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.

Ap.20:4-5. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

A natureza dos corpos ressurretos.

Não importa como os corpos foram sepultados, se em covas na terra, ou no fundo dos mares e rios, ou queimados.

Os mesmos corpos mortos serão ressuscitados.

No caso dos mortos em Cristo, seus corpos serão transformados.

I.Co.15:35-50 Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm? 36 Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; 37 e quando semeias, não semeias o corpo que há-de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. 38 Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado...

ESCATOLOGIA .55

XVII.

A segunda ressurreição.

Já sabemos que Jesus distinguiu duas ressurreições: a dos justos e a dos ímpios

Jo.5:28-29. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.

A segunda ressurreição acontecerá no fim de todas as coisas.

Após o período do Milénio na Terra, quando haverá o Juízo Final diante do Grande Trono Branco.

Hb.4:13. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

A natureza dos corpos ressuscitados dos ímpios.

Quanto à ressurreição o processo será o mesmo que o dos justos.

Seus corpos terão todas as partículas físicas reunidas e transformadas em corpos espirituais, mas sem qualquer glória.

À semelhança dos justos, as almas e espíritos se unirão aos seus corpos sepultados para serem julgados por suas obras.

Ap.20:12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Dn.12:2. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.

Nenhuma glória, nenhuma beleza, mas totalmente inglório, para que sejam prestadas as contas perante o Supremo Juiz.

Hb.4:13. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Rm.2:5-6. Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus, 6 o qual recompensará cada um segundo as suas obras.

Hb.9:27.E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo.

Ele não mais será desonrável ou desprovido de atração, mas parecerá glorioso em sua beleza.

Dn.12:3 Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.

Mt.13:43. Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

O estado final dos ímpios.

Na verdade, os ímpios ressuscitarão para uma segunda morte.

Ap.21:8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Essa segunda morte não significa aniquilamento, mas banimento da presença de Deus.

II.Ts.1:9.Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.

Esse banimento implica que todos os ímpios serão lançados no Geena, chamado Lago de Fogo.

Mt.25:41-46. Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. 44 Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? 45 Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.

Que arde continuamente com fogo inapagável, o tormento eterno.

Ap.14:10-11. também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.

 ESCATOLOGIA.91

XVIII.

Que arde continuamente com fogo inapagável, o tormento eterno.

Apocalipse.14:10-11. também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.

Tribunal de Cristo depois do arrebatamento da igreja.

O que é o tribunal de Cristo.

O apóstolo Paulo descreve.

I.Corintios.3:9-15. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

O crente que usa vários tipos de materiais numa construção.

I.Corintios.3:10. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

A construção precisa ser feita sobre o fundamento eficaz e correto, e materiais de qualidade que sustentem a vida espiritual.

Na língua original do N.T. tem palavras que esclarecem a palavra tribunal:

Criterion.

Instrumento para provar ou julgar qualquer coisa, o lugar onde se faz um juízo, o tribunal de um juiz ou de juízes.

Tigago.2:6. Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais?

I.Corintios.6:2-4. Não sabeis vós que os santos hão-de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes na cadeira aos que são de menos estima na igreja?

Bimá.

Banco de assento onde o juiz julga, havia tribunais militares, também, o tribunal bimá ou assento da recompensa, utilizado nos jogos gregos de Atenas.

II.Corintios.5:10. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

Características gerais do tribunal de Cristo.

O tribunal de Cristo acontecerá após o arrebatamento da Igreja.

Não há texto que explique o local do tribunal, mas o contexto indica que, terá de ser no céu, nas regiões celestiais.

Quem e o que será julgado no tribunal?

São os santos remidos por Cristo.

II.Corintios.5:1-10. Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3 se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, quem para isso mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.6 Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 Porque andamos por fé e não por vista. 8 Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 9 Pelo que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

Não haverá discriminação nesse lugar.

Só entrarão os salvos, os remidos, não haverá lugar nesse tribunal para julgamento condenatório.

O apóstolo Paulo declara que o exame das obras dos crentes será realizado perante o Filho de Deus.

II.Corintios.5:10. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

 ESCATOLOGIA.92

XIX.

A forma e o exame no tribunal de Cristo.

Não se trata de examinar quem será salvo ou não.

A salvação do crente implica no ato especial da misericórdia divina mediante a aceitação da obra expiatória de Cristo.

Todo crente está livre do Juízo se permanecer fiel até o fim.

Romanos.8:1. Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

João.5:24. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

I.João.4:17.isto é perfeito a caridade para connosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.

O julgamento não tratará da questão do pecado e condenação, já foi abolido na vida do crente.

Os materiais da obra de cada crente.

I.Corintios.3:12. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha.

São mencionados seis materiais diferentes, representam os elementos que usamos na construção de nossa vida cristã.

Ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha.

Os três primeiros são resistentes ao fogo do julgamento de Cristo. Os três últimos são frágeis e não resistem ao juízo de fogo.

A obra de cada um será provada.

I.Corintios.3:13-15.A obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

No tribunal de Cristo será avaliado os materiais que temos utilizado na construção do edifício da nossa vida cristã.

As obras feitas, madeira, feno, palha, serão manifestas e o galardão é mediante avaliação de Cristo no Tribunal.

Madeira, feno, palha são inflamáveis por isso, tudo o que for construído com eles não subsistirá.

O juízo que determinará a qualidade das obras feitas.

II.Corintios.5:10. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.

Mal na língua grega.

A expressão mal, no grego  (kakosou poneros)  significa aquilo que é eticamente mal.

Mas a palavra poneros, denota maldade, e tem o sentido de se estar praticar o que é total inútil.

O que se pode compreender por obras más é a prática de coisas sem utilidade, como materiais espiritualmente imprestáveis.

Conclusão final do Tribunal de Cristo.

I.Corintios.3:14-15. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

Haverá dois resultados finais do exame, a prova do fogo das obras manifestas: o recebimento e a perda da recompensa.

Perda da recompensa.

Esse fogo nada tem a ver com o fogo do Geena.

O fogo do tribunal de Cristo é figura da luz que revela as impurezas, e a purificação.

Obras feitas por impulso carnal, ostentação da carne não suportarão o calor do fogo de Deus, mesmo lindas que sejam, são reprovadas.

O galardão da recompensa.

As obras feitas com, ouro, prata, pedras preciosas, são dignas da recompensa final.

O Senhor Jesus, Juiz do tribunal, é quem entrega os prémios,

galardões,recompensas

II.Corintios.9:6. E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifar.

Apocalipse.22:12. E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.

Vários tipos de recompensas.

Existe um tipo expressão do 1º século, era cristã relativa ao tipo de galardão que os vencedores das olimpíadas gregas e romanas recebiam como prémio.

 ESCATOLOGIA.93

XX.

Eram coroas de vários materiais representando o tipo de vitória conquistada por aqueles vencedores.

I.Corintios.9:24-25. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis.25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.

A coroa da vitória.

O cristianismo entra numa batalha espiritual contra três inimigos terríveis:

A carne, o mundo e o Diabo.

Esta coroa é designada, como coroa incorruptível, porque se refere à conquista do domínio do crente sobre o velho homem.

A coroa de gozo.

I.Ts.2:19. Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda.

Fp.4:1. Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.

A palavra gozo significa prazer, alegria, satisfação.

Uma das atividades cristãs que mais satisfazem o coração do crente é o ganhar almas.

Isto é, praticar o evangelismo pessoal e ganhar pessoas para o reino de Deus.

Na busca do gozo nesta vida, nada é comparável ao de salvar almas para Cristo, livrando-as da perdição eterna.

Pv.11:30. O fruto do justo é árvore de vida, o que ganha almas sábias é.

Dn.12.3. Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.

A coroa da justiça.

II.Tm.4.7-8. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

É o prémio dos fiéis, dos batalhadores da fé, dos combatentes do Senhor, os quais vencendo tudo, esperam a Sua vinda.

A coroa da vida.

Ap.2:10. Nada temas das coisas que hás-de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Tg.1:12. Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prémio a vida que Deus promete aos que o amam.

Não se trata da simples vida que temos aqui.

Essa coroa é um prémio especial, implica conquista da vida superior à vida terrena, ou vida espiritual, como a tem os anjos.

É a modalidade de vida conquistada mediante a obra expiatória de Cristo Jesus a vida eterna. E o galardão da fidelidade do crente.

A coroa de glória.

IPd.5:2-4. Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. 3 Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho. 4 E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho.

Certos eruditos na Bíblia entendem que esta coroa é o galardão dos ministros fiéis.

ESCATOLOGIA.94

XXI.

O Tribunal de Cristo.

II.Co.5:10. Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele.

E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra.

Esse julgamento não é para determinar se as pessoas são culpadas ou inocentes, isto é, salvas ou perdidas, este julgamento é exclusivamente para os salvos.

A questão da salvação individual fá foi resolvida, há muito.

Agora se trata da questão de recompensas, que será resolvida conforme

a fidelidade ou infidelidade do crente, como mordomo na casa do Mestre.

I.Co.3:13-15. O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho. 14 Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa. 15 Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar.

O Juiz será o próprio Senhor Jesus.

Ap.1:13-17. e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro. 14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. 16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último.

Existe um homem na Bíblia

Gn.19 chamado Ló, cujas obras foram completamente queimadas no fogo.

Tudo que ele era e tudo que havia feito foi queimado, só que ele não se queimou e nem mesmo sentiu o cheiro do fumo.

Ló é o retrato perfeito do cristão carnal comparecendo ante o Tribunal de Cristo.

Temos visto quão hipócritas tem sido várias pessoas das igrejas.

Essas pessoas se levantam, cantam hinos dizendo que vão para o céu e não têm sequer a certeza do que cantam.

Os americanos, por exemplo, são o povo mais excêntrico que existe na face da terra.

Todos os domingos, em todo o país, existem cerca de 30.000 igrejas frequentadas por pessoas que colocam o seu dinheiro na bandeja da coleta.

Somente para ouvir um pregador dizer-lhes o que devem fazer para chegar ao céu.

E o pior é que esse sujeito muitas vezes prega, nem tem a certeza se ele mesmo vai para o céu.

Ele vende uma salvação que não sabe se possui.

O incrível é muita gente gosta de comprar, e paga pelos sermões desses pregadores, na esperança de aprender o caminho para o céu.

Um pregador se sentasse na da casa de algum membro de sua igreja, ele não poderia garantir se vai ou não para o céu, quando morrer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:55



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D


Links

  •