Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A Palavra de Deus.

por Pr.Pina, em 16.01.17

1760835304233678.jpg

I.

ABANDONO, A PALAVRA DE DEUS SOBRE

Um dos conceitos mais terríveis na nossa vida é o término definitivo de um relacionamento muito estimado.

Quer que o chamemos de abandono, renúncia, desistência ou divórcio, a situação retrata uma linha desenhada no relacionamento uma linha divisória que rapidamente se transforma num fosso profundo entre duas pessoas, distanciando-as uma da outra.

E uma das conseqüências de ser abandonado é que ameaça nosso sentimento de auto-estima. Eu não valia nada, de forma que fui abandonado/a.

Havia algo errado em mim, de forma que ninguém me queria.É muito confortador saber que Deus jamais abandona aquele que o ama.

SERÁ QUE DEUS ME ABANDONARÁ EM TEMPOS DIFíCEIS?

Salmo 9:10 É Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam. Salmo 27:10 É Porque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.

João 14:16...E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco. 2 Coríntios 4:9 É Perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos.

Um Deus que busca e uma pessoa que busca acabam por se encontrar. Deus jamais abandonará àquele que o busca.

MESMO QUE TODOS O ABANDONEM, DEUS JAMAIS O ABANDONARÁ

Gênesis 37:28 E passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram e o tiraram da cisterna e o venderam por vinte siclos de prata, aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito. Gênesis 39:3 o Senhor era com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos.

Às vezes sentimos que todos estão contra nós, mas Deus sempre está por nós por que seu amor por nós é profundo e duradouro.

DEUS JAMAIS ABANDONARÁ O SEU POVO

1 Samuel 12:22 Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo escolhido. Deus jamais deixará aqueles que nele confiam e que o amam. Quando você se sentir abandonado, não desista de Deus.

NOSSO SOFRIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE DEUS NOS ABANDONOU

Deus tem compaixão e uma recompensa eterna para os que sofrem. 1 Pedro 5:10 Depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar, e fundamentar.

ABANDONAR DEUS PROPOSITAL E COMPLETAMENTE É A ÚNICA MANEIRA DE CONSEGUIR QUE DEUS O ABANDONE

1 Samuel 16:14 Tendo-se retirado de Saul o Espírito A única vez que Deus abandona alguém é quando esta pessoa o abandona em primeiro lugar, proposital e continuamente.

EXISTEM COISAS QUE DEVEMOS ABANDONAR PARA QUE TENHAMOS MAIOR COMUNHÃO COM DEUS

Filipenses 3:8-10 por amor do qual perdi todas as cousas para conhecer o poder das ressurreição e a comunhão do seu sofrimento, conformando-me com ele na sua morte. Abandonar as coisas que nos separam de Deus é a melhor forma de garantir que não abandonaremos a Deus.

Agarrar-nos a distrações pecaminosas poem em risco nossa caminhada com Deus.

DEVEMOS, NESTES DIAS TOLERANTES, ABANDONAR CERTAS COISAS?

Jó: 28:28ÉE disse ao homem: Eis que o temor de Deus é sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. Efésios 4:31ÉLonge de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia.

1 Pedro 2:1 Despojando-vos, pois, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências O pecado persistente nos leva a abandonar Deus. A virtude persistente nos leva a abandonar o pecado.

PROMESSAS DE DEUS

Hebreus 13:5 E de maneira alguma te abandonarei.

39827458980_efde10f3a5_m

II.

E QUANDO NOSSA CONSCIÊNCIA DE DEUS ESTÁ FRACA OU ELE PARECE DISTANTE OU REMOTO? LEITURA BíBLICA:

Exodo 2:11-22 VERSíCULO CHAVE:

E ele deu a Moisés sua filha Ziporá; a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha.

NÃO DEVEMOS DESISTIR

Moisés, para escapar da punição decorrente do assassinato de um Egípcio, fugiu da terra de Midiã.

Tornou-se estranho em terra estrangeira, separado do lar e da família. Muitos anos se passaram antes que Moisés estivesse novamente pronto para servir a Deus.

No entanto, confiava mais em Deus que no rei (Hebreus 11:27.

É comum nos sentirmos abandonados e isolados por causa de atos que praticamos. Mas quando nos sentimos temerosos ou separados, não devemos desistir.

Moisés não desistiu. Confiou no livramento de Deus a despeito do seu passado sombrio e de seu futuro aparentemente sem esperança.

LEITURA BíBLICA VERSíCULO CHAVE:

Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Jó 2:7

O SOFRIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE DEUS O ABANDONOU.

É possível que ocasionalmente crentes sofram mais que não-crentes porque aqueles que seguem a Deus tornam-se, às vezes, alvos especiais de Satanás.

Crentes podem, portanto, sofrer tribulações, perseguição ou provações. Foi o caso de Jó. Devemos estar preparados para os ataques de Satanás.

Quando sofremos não devemos concluir que fomos abandonados por Deus. Ele não abandonou a Jó. A fé consistente é o caminho para derrotar Satanás.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20187564_mItO7

 N.7

DEUS NOS ACEITA EM QUE SE BASEIA A ACEITAÇÃO DE DEUS LEITURA BíBLICA:

VERSICULO CHAVE: Romanos 5:1-11

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

NOSSA ACEITAÇÃO SE BASEIA EM CRISTO Romanos 5:1-2 

Estes versículos introduzem uma seção que contém alguns conceitos difíceis.

Para entendermos os próximos quatro capítulos de Romanos, precisamos considerar a dualidade da realidade da vida cristã.

Se, por um lado, somos completos em Cristo nossa aceitação por ele é segura, por outro, estamos crescendo em Cristo tornamo-nos mais e mais semelhantes a ele.

Temos, ao mesmo tempo, o status de rei e as obrigações de um servo. Sentimos tanto a presença de Cristo e a pressão do pecado.

Gozamos da paz que advém da justificação, mas enfrentamos problemas que nos ajudam a crescer.

Se nos lembrarmos destas duas faces da vida cristã, não nos desencorajaremos quando enfrentarmos tentações e problemas.

Ao contrário, aprenderemos a depender do poder que nos vem de Cristo, que vive em nós por seu Espírito.

POSSO CONFIAR NA ACEITAÇÃO DE DEUS? LEITURA BIBLICA: Hebreus 6:13-20

Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante cousas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta.

SOMOS ACEITOS POR UM DEUS IMUTÁVEL Hebreus 6:17-18 

Duas coisas imutáveis de Deus: sua natureza e sua promessa. Deus incorpora toda a verdade, e não pode, portanto, mentir. E, sendo Deus a verdade, podemos confiar nas suas promessas.

Você não precisa se preocupar que ele vá mudar de idéia. Aquele que busca a Deus de verdade, mediante a fé, recebe de Deus uma promessa incondicional de aceitação.

Quando você questiona Deus com transparência, honestidade e sinceridade, pedindo que lhe salve do pecado, ele o fará. Esta promessa deve lhe encher de coragem e esperança.

O QUE SERIA UM EXEMPLO DA DEMONSTRAÇÃO DE QUE DEUS NOS ACEITA?

 Lucas 2:8-20  Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles.

ELE ESCOLHEU OS HUMILDES PARA SEREM ACEITOS

O maior evento da história acaba de acontecer! O Messias nasceu! Durante séculos os judeus ansiavam por este evento, e quando finalmente aconteceu, foi anunciado a humildes pastores.

A boa nova de Jesus é que ele veio para todos, incluindo os simples e humildes. Ele vem para todo aquele que tiver um coração humilde o suficiente para aceitá-lo.

Seja você quem for, seja o que você fizer, você pode Ter Jesus em sua vida. Não pense que você tenha que Ter qualificação especial: ele o aceita como é.

COMO FOI QUE AS PESSOAS ACEITARAM A JESUS QUANDO ELE VEIO A ESTE HUMANO NA CARNE? LEITURA BIBLICA:

João 1:1-18  O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

 JESUS SOUBE O QUE É SER REJEITADO João 1:10-11

Apesar de Ter criado o mundo, Jesus não foi reconhecido por aquele que tinha criado 1:10. Até o povo escolhido por Deus para preparar o resto do mundo para a vinda do Messias o rejeitaram 1:11, mesmo que todo o Antigo Testamento apontasse para ele.

Mas todos que o recebem ou aceitam Jesus Cristo como Senhor de suas vidas nascem, espiritualmente, de novo, recebendo uma nova vida de Deus.

Pela fé em Cristo, somos mudados de dentro para fora, reagrupando nossas atitudes, desejos e motivações.

Nascer nos torna fisicamente vivos e nos coloca na família de nossos pais 1:13 . Nascer de novo nos torna espiritualmente vivos, e nos coloca na família de Deus 1:12.

Você já pediu para Cristo transformá-lo em outra pessoa? Um recomeço de vida está disponível a todos aqueles que crêem em Cristo.

Lucas 4:16-30  De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Lucas 4:24

 AQUELES MAIS PRÓXIMOS DE JESUS TIVERAM A MAIOR DIFICULDADE EM ACEITÁ-LO

O próprio Jesus não foi aceito como profeta em sua cidade. Muitas pessoas têm uma atitude similar  um perito é qualquer um com uma maleta na mão e venha de longe.

Não se surpreenda quando sua vida e fé cristã não forem compreendidas pelas pessoas que lhe são mais próximas.

 Lucas 9:1-9  Ora, o tetrarca Herodes soube de tudo o que se passava e ficou perplexo, porque alguns diziam: João ressuscitou dentre os mortos; e outros: Elias apareceu; e outros: Ressurgiu um dos antigos profetas.

ALGUNS PROCURARAM ACEITAR JESUS COMO OUTRO QUE NÃO AQUELE QUEM ELE DIZIA SER Lucas 9:7-8 

Era tão difícil aceitar Jesus como Filho de Deus que as pessoas buscavam outras explicações, a maioria das quais soam incríveis em nossos ouvidos.

Muitos pensaram que fosse alguém que tivesse voltado à vida, talvez João Batista, talvez outro profeta.

Alguns sugeriam que fosse Elias, o grande profeta que não morreu, tendo sido arrebatado par o céu numa carruagem de fogo 2 Reis 2:1-12.

Poucos, como Pedro, encontraram a resposta correta Lucas 9:20. Para muitos, até hoje é difícil aceitar como totalmente humano e, ao mesmo tempo, o totalmente divino Filho de Deus.

Procuram, ainda, explicações alternativas - grande profeta, líder político radical, demagogo que se engana a si mesmo. Nenhuma dessas explicações justificam os milagres ou, especialmente, sua ressurreição  de forma que este, também, tem que ser explicados.

Pensando bem, é mais fácil aceitar a verdade que buscar alternativas convincentes. Marcos 8:27-38  Perguntou-lhes: Quem dizem os homens que sou eu? Pedro lhe disse: tu és o Messias.

A ACEITAÇÃO DE JESUS TEM QUE SER PESSOAL  Marcos 8: 29.

Jesus perguntou a seus discípulos quem as pessoas pensavam quem ele era; depois, repetiu a mesma pergunta.

Não basta que saibamos o que outros dizem sobre Jesus; você tem que saber, compreender e aceitar pessoalmente que ele é o Messias. Da curiosidade, temos que passar para o compromisso; da admiração, para a adoração.

 ACEITAR UM AO OUTRO QUÃO IMPORTANTE É ACEITAR AOS OUTROS?

Outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus Romanos 15:7.

ACEITAR OUTROS NASCE DA OBEDIÊNCIA A CRISTO.

Aceitar o senhorio de Jesus em todas as áreas da vida significa compartilhar os seus valores e sua perspectiva sobre a autoridade das Escrituras, a natureza do céu, e a Ressurreição, para que tenhamos sua atitude amorosa para com outros cristãos.

À medida que crescemos na fé, e conhecemos melhor a Jesus, torna-se mais viável manter esta atitude a cada dia. A atitude de Cristo é explicada de forma mais detalhada em Filipenses

Juizes 11:1-11Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam Juízes 11:3.

QUANDO NÃO ACEITAMOS A OUTROS PERDEMOS SUA CONTRIBUIÇÃO

Circunstâncias fora do controle de Jefté o forçaram a se afastar do seu povo e a se exilar. Tanto crentes como não-crentes podem, hoje em dia, afastar aqueles que não se enquadram no seu figurino de sociedade, vizinhança ou igreja.

Muitas vezes, como foi no caso de Jefté, perde-se grande potencial por causa de discriminação, uma recusa de se olhar o que há por trás de estereótipos.

Olhe à sua volta e veja se não há vários Jeftés deixados de lado por causas fora de seu controle. Como cristão você sabe que todos têm seu lugar na família de Deus.

Existe algo que você possa fazer para ajudá-los a serem aceitas pelo seu caráter e habilidades?

ACEITAR PODE SER PERIGOSO? LEITURA BIBLICA:

Êxodo 34:1-17 ...Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que não te sejam por cilada Êxodo 34:12.

A ACEITAÇÃO SE TORNA UM PERIGO QUANDO APLICADO A COMPORTAMENTO PECAMINOSO

Deus instruiu seu povo para não participar dos rituais religiosos do povo pecaminoso à sua volta; sua lealdade absoluta e devoção exclusiva seriam para Deus.

Simplesmente não se pode misturar adoração pagã com a do Deus Santo. Jesus grifou que não podemos servir a dois senhores  Deus e dinheiro Lucas 16:13.

O amor ao dinheiro é o deus do presente século, e muitos cristãos tentam fazer uma aliança com este deus escravizador.

E você, está tentando adorar a dois deuses ao mesmo tempo? Onde está a sua aliança? Você está precisando derrubar altares e cortar altos?

Palvra.6.jpeg

N.6

Dentro do nosso círculo de influência e poder há muitas pessoas, dons, talentos, bens e oportunidades. O que fazemos com o que recebemos é um reflexo de quem somos e quão meritórios somos para receber mais.

Podemos maximizar os bens e as pessoas, ou deles podemos abusar. O abuso vem em várias formas. Pode ser violento, ou então quieto como uma negligência benigna ou o abandono de um compromisso.

Pode ser uma perversão, ou então uma constante depreciação do valor humano, como o gotejar que fura a pedra. Pode causar sofrimento ou roubar a pessoa de sua personalidade; pode deixar cicatrizes na pele ou feridas no coração. O resultado pode ser superficial, resposta a um comentário impensado, ou pode ser uma ferida duradoura que resulta de uma confiança abusada ou negligenciada.

O abuso pressupõe duas vítimas, o abusador e o abusado. Mas Deus provê a cura - tanto física quanto espiritual  através do perdão e uma nova maneira de viver. O abusador pode mudar radicalmente pela ação do Espírito de Deus.

O abusado pode, através de Cristo, perdoar o abusador e achar a cura real. Isto permite ao abusado romper o ciclo de abuso, que pode atravessar gerações.

PODE DEUS PERDOAR QUEM É CULPADO DE ABUSO?

Atos 2:21...E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Lucas 23:34...Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Deus perdoa todos os pecados, não alguns selecionados. Sua misericórdia é para todos, sem considerar seus passados.

2 Crônicas 33:6,13...Queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom...fez-lhe oração, e Deus se fez favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica.. Manassés foi o mais maldoso dos reis de Judá, abusivo a ponto de queimar seus próprios filhos no altar; mais tarde na sua vida buscou o perdão de Deus, e foi perdoado, tendo se transformado num rei que fez grandes coisas por sua nação.

DISCIPLINA FíSICA DOS FILHOS PODE SER CONSIDERADO ABUSO?

Provérbios 29: 15,17...A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.

Provérbios 13:24...O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que ama, cedo o disciplina.

A Bíblia recomenda claramente a disciplina de crianças, inclusive a física. Mas tem que ser dispensada com amor. "Disciplina" que surge da raiva pode levar ao abuso e à violência.

QUAL A MELHOR MANEIRA DE EVITAR O ABUSO?

Romanos 13:10...O amor não pratica o mal contra o próximo... O amor evita que abusemos alguém a quem amamos, fisicamente ou de qualquer outra maneira.

Não é o amor tipo montanha russa, baseado em emoções, mas é um compromisso para proteger e nutrir, independentemente das emoções momentâneas.

Violência e abuso contra a pessoa amada é um sinal de alerta que nosso amor é duvidoso.

COMO CURAR AS FERIDAS CAUSADAS PELO ABUSO?

Mateus 15: 30-31...E Jesus os curou a todos. Somente Jesus pode curar vidas quebradas.

Filipenses 4:8...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

À medida que enchemos nossa mente com pensamentos sobre Deus, menos espaço e tempo existm para rememorar o passado.

Palvra.7.jpg8

N.5

QUEM É A FONTE DA ABUNDÂNCIA?

Malaquias 3:10-11...Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

Deuteronômio 30.9...O Senhor, teu Deus, te dará abundância em toda boa obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará. Isaías 30:23...Então o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares O Senhor Deus Todo Poderoso é a fonte da abundância.

QUAIS SÃO ALGUMAS CARACTERíSTICAS DO CARATER DA NATUREZA ABUNDANTE DE DEUS?

Efésios 3:18...a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, e a altura, e a profundidade do amor de Deus.

Efésios 2: 4-5...Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos.

1 Pedro 1:3...Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança. O amor e a misericórdia de Deus são derramados sobre nós com abundância.

Nosso não é um Deus de copo meio cheio, ou meio vazio.

É o Deus da taça que transborda. De forma que assim como o pecado reinou sobre nós e nos trouxe a morte, agora a bondade maravilhosa de Deus reina em seu lugar, justificando-nos perante Deus e resultando na vida eterna através de Jesus Cristo..

Deus derrama sobre nós amor e benignidade em abundância. Deus nos dá abundantemente porque nos ama abundantemente.

Quando amamos alguém abundantemente, queremos dar-lhe abundantemente. Deus é o criador abundante de milagres.

A taça que Deus usa para medir suas bênçãos é grande demais para ser uma mera taça. É maior do que tudo que possamos imaginar.

DE QUE FORMA FOI JESUS UMA EXPRESSÃO DA ABUNDÂNCIA DE DEUS?

Colossenses 2:9...Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Deus, em sua totalidade, está em Jesus Cristo, que veio para a Terra somente para nós.

Em outras palavras, Deus dá tudo de si por nós e para nós. João 1:15....Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, conquanto já existia antes de mim.

Todos nós somos beneficiários das ricas bênçãos que ele nos trouxe - bênçãos de graça após graça. Jesus era o exemplo vivo das abundantes bênçãos de Deus para conosco.

Deus amou de tal maneira, isto é, amou abundantemente.

Mateus 14: 19-21...tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.

O QUE DEUS QUER QUE EU VIVENCIE EM ABUNDÂNCIA?

Efésios 3:19...e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Deus quer que vivenciemos Seu amor, vida e poder abundantemente.

DEUS NOS OFERECE SUA ALEGRIA ABUNDANTE EM NOSSAS VIDAS DIÁRIAS. ALEGRIA E GOZO VÊM EM ABUNDÂNCIA, COMO UM RIO ALIMENTADO POR CHUVAS NA CABECEIRA.

Romanos 15:13...E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Sua esperança, sua paz, são nossas para vivenciar

GUERRA ESPIRITUAL5.jpg

N.4

POR QUE DEVO ME ABSTER?

Romanos 14:6 Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz; e quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, porque dá graças a Deus.

1 Coríntios 7:5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

A abstinência pode ser agradável para Deus como forma de mostrar nossa devoção e gratidão a Ele.

Abstinência pode ter menos relação com aquilo de que nos afastamos do que do que nos aproximamos. Levítico 19:4 Não vos virareis para ídolos, nem vos fareis deuses de fundição;Eu sou o Senhor vosso Deus.. 1 Coríntios 6:19 Acaso não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes de Deus, e que não sois de vós mesmos?

A abstinência é uma maneira de reconhecer a soberania de Deus e sua autoridade sobre nossas vidas. Uma vez que nossos corpos são o santuário do Espírito Santo, devemos ter cuidado com quem convidamos para nele entrar, a fim de não profanar o templo. Romanos 14:21 bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar.

1 Coríntios 8:13 E por isso, se a comida serve de escândalo para meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo. A abstinência pode se tornar necessária por causa da relação de outrem com Deus. É essencial nos abstermos de coisas que nos levam a pecar.

É também essencial que nos abstenhamos de coisas que levem outros a pecar, especialmente àqueles que vem em nós modelos de comportamento.

DO QUE DEVO ME ABSTER?

1 João 5:21 Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Deus anseia por um coração totalmente dedicado a Ele. Devemos amá-lo com um amor que a tudo consome, e que, por definição, não pode ser dividido ou mal-colocado.

O amor é sempre uma questão de prioridades  o que, ou quem, vem em primeiro lugar em nossas vidas.

Quando estivermos tentados a deslocá-lo em nossas vidas, é melhor ter alguém maior para substituí-lo mas este, quem poderia ser?

1 Tessalonissenses 5:22...abstende-vos de toda forma de mal. Salmo 119:101...De todo mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua palavra. 1 Pedro 2:11 Amados, exorto-vos como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais que fazem guerra contra a alma.

Colossenses 3:5,8 Fazei, pois, morrer vossa natureza terrena: prostituição, impurezas, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena de vosso falar.

Salmo 101:4 Longe de mim o coração perverso; na quero conhecer o mal. Devemos nos abster de toda ação e pensamento pecaminosos.

Um coração cheio de justiça e bondade não tem mais espaço para o mal. Deus ordena que evitemos todo tipo de pecado sexual.

Isto é particularmente importante no casamento, onde fidelidade e confiança são críticos no elo de unidade que Deus intencionou para marido e mulher. Provérbios 14:7..Foge da presence do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.

COMO PODEMOS NOS ABSTER? COMO NOS ABSTER DAS COISAS QUE PODEM NOS FAZER MAL?

Colossenses 3:7, 9, 11 Ora, nessas mesmas cousas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas...vos despistes do velho homem com seus feitos...porém, Cristo é tudo em todos. Romanos 13:14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências.

A abstinência é possível pelo poder do Espírito Santo, que é o dom de Deus para todo aquele que crê. Quanto mais espaço dermos para o Espírito, menos haverá para influências malignas.

O domínio próprio é a chave para a abstinência, e resulta do conhecimento de Deus! Devoção a Deus nos torna capazes de pensar com clareza numa perspectiva de eternidade e exercer maior domínio próprio.

Provérbios 16:6 Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal. Desenvolver respeito por Deus ajuda-me a me abster do mal. Piedade não é só afastar-se do mal, é também aproximar-se de Deus.

Às vezes o melhor que se tem a fazer é fisicamente remover-se de uma situação de uma situação tentadora.

QUAIS SÃO OS PERIGOS QUANDO NÃO NOS ABSTEMOS?

Provérbios 5:23 Ele morrerá pela falta de disciplina, e pela sua muita loucura perdido cambaleia. Provérbios 25:28 Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. Eu me torno vulnerável quando ajo sem domínio próprio.

Controlo mãos e pés melhor quando controlo mente e coração. 1 Coríntios 6:9-11 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.. Um estilo que se permite praticar o mal tem conseqüências eternas.

Devo evitar o mal por causa de minha gratidão pelo que Deus, Jesus e o Espírito Santo fizeram por mim. Deus e o pecado não conseguem conviver no interior do seu coração.

QUAIS OS BENEFíCIOS DA  ABSTINÊNCIA?

Romanos 6:13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumento de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça.

Abster-se de todo o mal é a forma pela qual posso dar glória a Deus. É impossível agarrar-se a Deus e a um estilo de vida pecaminoso ao mesmo tempo.

Cantares de Salomão 8:9-10 Se ela for um muro, edificaremos sobre ele uma torre de prata..Eu sou um muro, e os meus seios como duas torres; sendo assim, fui tida por digna de confiança do meu amado.

Abster-se de pecado sexual antes do casamento resulta em grandes bênçãos para você e seu cônjuge após o casamento..

PROMESSA DE DEUS:

Gálatas 5:22-23...Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei.

31143729_179375606212521_3068535888523821056_n

N.3

ABSOLUTOS, A PALAVRA DE DEUS PARECEM EXISTIR VÁRIAS ÁREAS CINZENTAS NO TOCANTE AO CERTO E AO ERRADO.

COMO POSSO SABER O QUE É CERTO?

Êxodo 20: 1-17...Então falou Deus todas estas palavras... João 14:15...Se me amais, guardareis os meus mandamentos. João 14:17...o Espírito da verdade... Provérbios 21:2...Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos.

Romanos 8:5...Porque os que se inclinam para a carne cogitam coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Gálatas 5:16...Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

Deus nos deu o Espírito Santo que nos ajudará a viver em obediência. Ele nos alertará quando nossa natureza pecaminosa tentar nos dominar.

Deus também nos deu sua palavra, a Bíblia, que nos diz claramente o que é absolutamente certo e o que é absolutamente errado.

ALGUNS AMIGOS CAÇOAM DE MIM PORQUE AJO CORRETAMENTE. COMO DEVO LIDAR COM ISSO?

1 Pedro 3:14...Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem aventurados sois. Não vos amedrontais, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados.

Gênesis 18:19...guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.

Romanos 2:10...glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem... Você já pensou sobre o por que de você se sentir bem após ter praticado o que é correto? Aquela paz é a promessa de Deus para nós por fazermos a coisa certa.

PROMESSA DE DEUS

2 Timóteo 3:16..Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:08



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D


Links

  •